26.1.07

chapéu preto.



Alguém dizia que “ as coisas são assim mesmo, por enquanto somos fortes, mas podemos vir a ser magríssimos, com chapéu preto, e loucos. E uma enfermeira virá colocar-nos o lençol bem por cima do corpo.” Mas por enquanto somos fortes e temos 24 anos.

Mas eu sei, eu sei, por isso não tenho paciência para os que querem ser loucos, para isso basto eu, que sou louco.

São todos. De todos quase ninguém é louco. Todos juntos nunca o foram. É um cocó mas aprendemos a escrever-lhes sátiras. Música para o coração. Bombom para boca. Sexo sem ver a infelicidade da nudez.

Mas eu tenho paciência, tenho, tenho. Mas morre prematura. Depois começam a nascer as flores, aparecem borboletas e faz-se luz.

Porque há beleza nos candeeiros de rua, e um vestido de noite é sempre um vestido de noite. As pessoas são indumentárias de ocasião. Tudo é bonito num vestido de noite – e ser altruísta é tão mais mesquinho que a modéstia. Mas é bonito. E nós também achamos bonito. Mas não nos deitamos na cama a achar bonito. Fazemo-lo cépticos e descrentes porque sabemos que a essência do Homem não depende de dons intelectuais ou da riqueza, mas da tendência. E esta, não pode ser perturbada com estrume.

Tendência como o ruído dos corpos. Como um cão a fugir de outro para não ser esfacelado. Como o conforto interno de não ver as mesmas cores nos olhos e habitar um quarto com esfinges de animais de vidro que só os olhos grandes vêem.

Sim, porque sou um ser próprio de um mundo propriamente meu, singular. Tenho uma experiência propriamente minha - singular. Basta por isso fechar as portas à pluralidade e abrir ao inverso compatível.

É como beberes água, só que umas vezes podemos apanhá-la gelada, outras fervente. Evito com isto as gasosas de marca branca. Acontece encher o copo, levar uma vez à boca e deitar o resto fora. É necessário algo licoroso, forte, e pôr colónia nos poros.

- Kölnisch Wasser?

- Errado! Hoje é Bouquet Imperial by Roger & Gallet!

Boa noite!

1 comentário:

Anónimo disse...

As experiências, as realidades de dois seres diferentes são incomensuráveis uma com a outra...
A minha missão, a da utopia é abrir lugar ao possivel em oposição a uma aquiescência passiva para com o presente estado das coisas.. Não estou de acordo com o Merkenetz dos outros, por isso sei o que me espera.. Um grande e pesado chapéu preto...

Peter S